Encontrado o primeiro cometa braseleiro


Um grupo de brasileiros, utilizando um telescópio no interior de Minas Gerais, foi responsável pela detecção e confirmação do mais novo objeto descoberto por brasileiros.

Foi anunciada a descoberta de um objeto aparentemente asteroidal, com magnitude de ~18,1 (brilho aparente muito baixo). Os responsáveis por esta grande descoberta que entra para a história do Brasil são: Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros. As observações preliminares foram feitas a partir de um telescópio refletor de 450 mm, no Observatório SONEAR, no ano de 2014, em Oliveira, Minas Gerais. O mais novo cometa foi designado C/2014 A4.

Um dia após a descoberta, novas medições foram feitas por astrônomos profissionais e amadores, a fim de confirmar a presença do objeto.


Foram registradas 19 imagens, com exposição de 90 segundos cada, que foram obtidas através do telescópio remotamente controlado em Siding Spring, na Austrália. Após o empilhamento das 19 fotos, foi possível verificar que se trata de um cometa, cuja coma tem quase 5 segundos de arco, com uma leve elongação na direção nordeste. Apesar disto, novas medidas e fotografias posteriores terminaram por confirmar que a coma do cometa possui 8 segundos de arco.

De acordo com as mais novas observações, C/2014 A4 SONEAR é um cometa de orbita parabólica, provavelmente originado da nuvem de Oort. No dia da primeira observação, ele se encontrada a cerca de 5.68 U.A da Terra (1 U.A equivale à distância da Terra ao Sol). Sua orbita é altamente inclica em 121 graus e atingirá o periélio no próximo mês de setembro, quando chegará a cerca de 4 U.A da Terra.

A descoberta do cometa foi reconhecida por entidades como a União Astronômica Internacional e ficará marcada como um grande descoberta científica brasileira.

Fonte: Galeria do Meteorito

Nenhum comentário